Lisboa relembra Humberto Delgado

564

humberto_delgado

A Câmara de Lisboa assinala esta sexta-feira (dia 13), às 18:00 horas, no cinema São Jorge, a passagem dos 50 anos sobre o dia em que a PIDE assassinou o General Humberto Delgado. Uma cerimónia pública que contará com as intervenções de António Costa, Helena Roseta e Irene Pimentel.
Na sessão será ainda lançado o livro «Meu Pai, o General Sem Medo», memórias de Iva Delgado (Editorial Caminho). O actor André Gago lerá excertos de cartas de Humberto Delgado à filha, do período do exílio.

Às 20:00, com entrada livre, é projectado o filme «Operação Outono», de Bruno de Almeida, sobre a operação de cerco e aniquilamento de Humberto Delgado pela PIDE.
Ainda por iniciativa da autarquia de Lisboa é inaugurada nesse dia, às 15:00 horas, na Praça José Fontana, uma exposição evocativa da efeméride, e passado no Auditório Camões, às 16:00 horas, o documentário «General sem Medo», de António Cunha.

Também o Liceu Camões se associa à evocação, atribuindo o nome do general ao ginásio onde se realizou, a 18 de Maio de 1958, um comício de Humberto Delgado contra o regime de Salazar.

Fonte: Diário Digital/LUSA

Siga-nos