Palácio do Bolhão reabre em Março

teatro

O Palácio do Conde do Bolhão, no Porto, vai reabrir após oito anos de obras no Dia Mundial do Teatro, em março, confirmaram hoje os responsáveis da Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE)/Teatro do Bolhão, entidade que dinamizará o espaço.

Ultrapassada uma empreitada “espinhosa” e “muitas vicissitudes”, como descreveu à Lusa o diretor da ACE/Teatro do Bolhão, António Capelo, esta companhia e escola serão as responsáveis por “devolver” o Palácio do Conde do Bolhão à comunidade do Porto.

A abertura do espaço, que inclui um auditório construído nas traseiras do edifício principal, está marcada simbolicamente para 27 de março, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro.

A ACE/Teatro do Bolhão pretende assinalar a passagem para estas instalações situadas mesmo no “coração” da cidade do Porto, na Rua da Formosa, com a reposição da peça “Édipo”.

“Queremos abrir o espaço à cidade e fazer dele um espaço de usufruto de toda a comunidade da cidade do Porto e seus visitantes”, prometeu António Capelo.

O Palácio do Conde do Bolhão foi adquirido pela câmara do Porto mas cedido, em regime de comodato, por um período de 50 anos à ACE/Teatro do Bolhão, que se responsabilizou pelas obras de restauro e adaptação, cujo custo ronda os 2,5 milhões de euros.

Fonte: Diário Digital / LUSA

Artigo completo