Bolsa de Investigação para Licenciados Fraunhofer Portugal AICOS – Porto

oportunidade

Área científica genérica: Relações Internacionais

• Área científica específica: Comunicação institucional e inter-cultural

• Requisitos de admissão : A Bolsa destina-se essencialmente a titulares de grau académico concedido por um plano de estudo não inferior a 3 anos (1º ciclo completo ou equivalente) para obterem formação científica complementar integrados em projectos de investigação, na área de Relações Internacionais e Comunicação, com experiência e participação prévia em projetos de investigação internacionais, com excelentes conhecimentos de escrita, compreensão e conversação na língua inglesa (sendo valorizados conhecimentos de outras línguas) e com conhecimentos sólidos na área de comunicação: produção de conteúdos e suportes de comunicação; técnicas de comunicação oral e escrita (em português e inglês); marketing; comunicação empresarial (interna e externa). É ainda valorizada familiaridade com contextos culturais de países africanos.

• Plano de trabalhos :

O bolseiro desempenhará actividades científicas no âmbito do ICT4DCC, relacionados com a gestão de comunicação e documentação, nomeadamente: o acompanhamento e a monitorização do plano de comunicação, assegurando a sua adequação aos objetivos do projeto e garantindo a sua efetiva execução, bem como desempenhando funções de suporte a ações de dissiminaçao, documentação e tradução em estreita colaboração com os parceiros locais. É também prentendido que o bolseiro desempenhe funções ativas no desenho e planeamento de estratégias de visibilidade e dissiminação de atividades dentro das atividades do ICT4DCC.

• Legislação e regulamentação aplicável: lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto (que republica), pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro, e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de Julho, e Regulamento de Bolsas da Associação Fraunhofer Portugal Research.

• Local de trabalho : Fraunhofer Portugal AICOS, sob a orientação científica de Mestre Carlos Alberto Tavares Carreira;

• Duração e Regime da bolsa : A bolsa terá a duração de 3 meses, eventualmente renováveis por iguais períodos ou até ao final do projecto, com início previsto para 1 de Abril de 2015, de acordo com o estipulado no 11.º do Regulamento de Bolsas da Associação Fraunhofer Portugal Research e artigo 3.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, em regime de exclusividade, salvo as excepções expressamente previstas no n.º 3 e 4 do artigo 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação.

• Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a €745,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela Associação Fraunhofer Portugal research, ( http://www.fraunhofer.pt/en/fraunhofer_aicos/education_and_training/research_grants.html ).

O pagamento da bolsa será feito com periodicidade mensal, através de transferência bancária.

• Métodos de selecção : Os métodos de selecção a utilizar serão feitos com base nos seguintes parâmetros: A – Média da Licenciatura; B – Experiência em trabalhos de investigação; C – Avaliação curricular, de acordo com os objectivos do projecto. Aos parâmetros de selecção será atribuída a seguinte ponderação percentual: 0,3 x A + 0,3 x B + 0,4 x C.

• Composição do Júri de Selecção : Presidente do Júri: Prof. Doutor Dirk Elias; Vogais efectivos: Doutora Inês Nunes de Sousa, Doutora Ana Correia Barros.

• Forma de publicitação/notificação dos resultados : Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público Fraunhofer Portugal – AICOS, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.

• Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 05/03/2015 a 18/03/2015.

• Documentos a apresentar e prazos de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações requeridas e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período de abertura do concurso, das 10:00 às 17:00 horas, na recepção do Fraunhofer Portugal – AICOS, na morada a seguir indicada, ou remetidas para o correio electrónico liliana.flores@fraunhofer.pt , em formato pdf, até às 23:59 horas do dia 18/03/2015.

Morada para envio de candidaturas:

EDIFICIO CENTRAL

Rua Alfredo Allen, 455/461