Câmara de Viseu avança com estudo sobre história da Feira de S. Mateus

feira_sao_mateus

A Câmara de Viseu autorizou hoje a adjudicação do contrato para a realização de um estudo sobre a história da secular Feira de S. Mateus, que se vai desenvolver durante três anos.
O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, considerou que se trata de um estudo estrategicamente muito importante, por ser “mais um grande passo no sentido da reabilitação futura da Feira de S. Mateus”, que tem 622 anos e que se realiza anualmente naquela cidade.

“O estudo da sua história multissecular é extremamente importante”, frisou, acrescentando que, por um lado, ficará “como um repositório daquilo que foi a feira ao longo destes últimos séculos” e, por outro, permitirá “pegar em aspetos de pormenor que venham a ser aproveitados em edições futuras”.

Segundo Almeida Henriques, o estudo custará 24.950 euros (mais IVA) por ano e terá três blocos, nomeadamente “da fundação à contemporaneidade, a contemporânea Feira de S. Mateus e as memórias, materializações e vivências” decorrentes do certame.

“Vai implicar 36 cadernos sobre a Feira de S. Mateus e as suas diferentes fases. Já não virá a tempo da organização da feira deste ano, mas será seguramente um trabalho que nos ajudará a preparar feiras futuras”, acrescentou.

Fonte: RTP

Artigo completo