Literatura para a infância em debate, em Aveiro

children_book_conference

PaEsta é a primeira vez que Portugal, através da Universidade de Aveiro, recebe o encontro “The child and the book conference”, organizado por um comité internacional de estudiosos, que acontece há cerca de dez anos em cidades diferentes, explicou à agência Lusa a investigadora Ana Margarida Ramos.

A 11.ª conferência internacional decorrerá de 26 a 28 de março na Universidade de Aveiro e os debates e apresentação de artigos científicos debruçam-se sobre a literatura para a infância e juventude, que versa sobre assuntos considerados “fraturantes e disruptivos”.

“Sempre que procurava informação sobre estes temas encontrava uma lacuna e, por isso, propus o tema para o encontro. É uma das tendências mais recentes na abordagem da literatura infantil e queríamos discutir isso”, afirmou Ana Margarida Ramos, que propôs o tema ao comité internacional.

Nesta conferência estão previstos painéis de apresentação de mais de 60 artigos de investigação sobre géneros e públicos, autores e ilustradores, sobre trabalho gráfico e editorial, tendo em conta temas como a violência, a guerra, a morte, a homossexualidade, as migrações, o exílio, a igualdade de género e a negligência afetiva.

Estarão presentes investigadores e especialistas de várias universidades – do Reino Unido, Espanha, Alemanha, Brasil, Israel, Austrália ou Itália e também de Portugal – e convidados como a professora Sandra L. Beckett e David Rudd, diretor do Centro Nacional de Investigação em Literatura para a Infância, no Reino Unido.

Fonte: Diário Digital

Artigo completo

Para mais informações