Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT)

bolsas de estudo e oportunidades

bolsas de estudo e oportunidades

 

Concurso para atribuição de uma (1) Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT), para Licenciado/a, no âmbito do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), financiada por receitas próprias da instituição/por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica : – Arqueologia

Requisitos de admissão :

a) Habilitações académicas

Licenciatura em Arqueologia com média igual ou superior a 16 valores.

b) Formação complementar

Frequência de Mestrado em Arqueologia.

c) Experiência profissional

Experiência em projectos de investigação e inventário (campo e laboratório) no âmbito do 4º e 3º milénio a.n.e. no Centro e Sul de Portugal

d) Factores preferenciais

– Desenvolvimento de especialização em 4º e 3º milénio a.n.e. no Centro e Sul de Portugal;

– Experiência em inventário de materiais arqueológicos de este período;

– Disponibilidade para assegurar tarefas de gestão de Ciência e Tecnologia

– Gosto pelo trabalho em equipa e facilidade no relacionamento interpessoal;

Plano de trabalhos :

O/a bolseiro/a irá colaborar na gestão corrente de inventários de materiais arqueológicos do 4º e 3º milénio em estudo, ou já estudados, pelo Grupo das Antigas Sociedades Camponesas (WAPS). Dará apoio às actividades genéricas de gestão e divulgação do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

Legislação e regulamentação aplicável : Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro ; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP - 2013 http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, noDiário da República , 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redacção actual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT,I.P (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).

Local de trabalho : O trabalho será desenvolvido no Centro de Arqueologia (UNIARQ) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Decorrerá ainda externamente, no âmbito dos projectos de investigação em curso.

Duração da bolsa : A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Abril de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 anos conforme regulamentação aplicável.

Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a 745,00 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País ( http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores ). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de selecção : O método de selecção a utilizar será a avaliação curricular (50%) e a entrevista (50%).

A avaliação curricular inclui os seguintes parâmetros: Habilitações literárias (40%), Experiência de investigação (30%), Aptidões e competências pessoais (30%).

Composição do Júri de Selecção :

Presidente: Professor Victor Manuel dos Santos Gonçalves

1º vogal efectivo: Professora Ana Catarina Freitas Alves Bravo de Sousa

2º vogal efectivo: Doutor Rui Jorge Narciso Boaventura

1º vogal suplente: Professora Ana Margarida Arruda

2º vogal suplente: Professora Catarina Ferrer Dias Viegas Taveira

Forma de publicitação/ notificação dos resultados : Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro Arqueologia (UNIARQ), e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet ( http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul ).

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 27 de Fevereiro de 2015 a 12 de Março de 2015

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de email (com carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos, devidamente digitalizados: Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações e documentos comprovativos considerados relevantes

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 10:00 h às 17:00 h. ( horário de expediente ) no Centro de Arqueologia, ou remetidas por mail ao cuidado da Doutora Ana Catarina Sousa – sousa@campus.ul.pt).