Redescobrir o Renascimento no Mosteiro da Serra do Pilar Conferência International RenEU: New Renaissance in Europe

A Conferência Internacional RenEU: New Renaissance in Europe que terá lugar no dia 24 de março, na Casa das Artes, no Porto, contará com a presença de especialistas nacionais e europeus, reunidos para apresentar, refletir e debater o património renascentista europeu e a pertinência dos seus valores à luz da europa da contemporaneidade. Pretende incentivar o paradigma de que o património cultural pode e deve estar no centro do debate e da reflexão sobre a cidadania europeia e o projeto europeu.

Num período marcado pela descrença no futuro e insatisfação com o presente, o projeto europeu RenEU: New Renaissance in Europe propõe que se revisite e reinterprete o Renascimento à luz da sua dimensão Europeia, através de itinerários culturais por sítios e monumentos Renascentistas.

O Mosteiro da Serra do Pilar, parte integrante do Centro Histórico do Porto Património Mundial da Humanidade UNESCO, foi o local escolhido para acolher o itinerário português do projeto pelas suas características renascentistas únicas na região e na Europa.

Nesta conferência, será apresentado com especial destaque o itinerário “Monastery of Serra do Pilar: A Window on Europe”.
Este itinerário foi criado no âmbito do projeto RenEU, projeto coordenado pela Região da Toscana (Itália) em parceria estratégica com outras quatro instituições – Patronato de la Alhambra y Generalife (Espanha), Associação Villa Decius (Polónia), SETEPÉS em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte.(Portugal) e Mision Val de Loire (França).
Inscrição gratuita e programa em www.pensareuropa.eu ou envie email para jonathancosta@setepes.pt

programa_reneu