Prémios APOM 2015: candidaturas a decorrer!

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A APOM – Associação Portuguesa de Museologia encontra-se a promover mais uma edição dos Prémios APOM 2015, com o objectivo de distinguir os profissionais dos museus e as instituições museológicas em diversas áreas de actividade.

As candidaturas estão a decorrer até ao final do mês de Abril.

Site: www.apom.pt 
Para mais informações

 

Regulamento

APOM – Associação Portuguesa de Museologia

Regulamento dos Prémios APOM
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM), designada abreviadamente por APOM, com sede em Lisboa, tem por finalidade: a) Agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo ICOM, no seu Estatuto; b) Promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações; c) Realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.
Artigo I
Condições de participação
Poderão participar todos os profissionais de Museus de nacionalidade portuguesa ou de língua oficial portuguesa.
As candidaturas deverão ser apresentadas com o maior número de elementos de apreciação que for possível (diapositivos, vídeos, texto escrito, fotografias, etc.).
As candidaturas deverão ser enviadas à APOM, com sede no Museu da Farmácia em Lisboa, até ao final do primeiro trimestre de cada ano.
As candidaturas devem ser feitas através de um relatório sobre a atividade realizada em qualquer uma das categorias previstas neste regulamento, no ano anterior à atribuição do Prémio.
Pode ser apresentada candidatura a mais do que uma categoria.
Artigo II
Natureza do Prémio
O prémio não é de natureza pecuniária, mas exclusivamente simbólico.
A atribuição dos prémios realizar-se-á durante o segundo trimestre de cada ano.

Artigo III
Júri, Constituição e Funcionamento
O Júri, designado anualmente pela APOM, será constituído por elementos da direção da APOM, dos seus Corpos Sociais e/ou personalidades no domínio da Museologia. O número dos membros do Júri terá de ser sempre impar e presidido pelo Presidente da APOM ou por outro membro da direção em que for delegada essa competência.
Artigo IV
Categorias de prémios
 PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA
Personalidade que, nas áreas da museologia, se tenha destacado na investigação, pela inovação e desenvolvimento de atividades que tenham promovido a museologia, os museus, as coleções, a preservação e divulgação do património cultural.
 PRÉMIO INFORMAÇÃO TURISTICA
Projeto no âmbito da museologia que promova o turismo local, regional ou nacional.
 PRÉMIO PROJETO INTERNACIONAL.
Ação museológica realizada com o envolvimento de outro ou outros países.
 PRÉMIO INCORPORAÇÃO
Incorporação de bens culturais que enriqueçam o acervo da instituição museológica.
 PRÉMIO APLICAÇÃO DE GESTÃO E MULTIMÉDIA
Utilização de multimédia em exposições/processos de comunicação museológica que ajudem a contextualizar os objetos em museus, promovendo e facilitando o conhecimento.
Inclui os inventários informatizados das coleções museológicas, a informatização dos acervos documentais e os trabalhos de investigação.

 PRÉMIO COMUNICAÇÃO EM LINHA (‘ON-LINE’)
Apresentação, em linha, de coleções e seus estudos, bem como atividades museológicas, colocando o museu mais próximo dos públicos.
 PRÉMIO SÍTIO (‘SITE’)
O sítio que dê informações sobre qualquer área de atuação da instituição museológica, promovendo o conhecimento/divulgação do Museu, aproximando-o dos diferentes públicos.
 PRÉMIO TRABALHO JORNALISTICO/MIDIA (‘MEDIA’)
Os trabalhos dos órgãos da comunicação social que promovam e divulguem o acervo e as atividades das instituições museológicas.
 PRÉMIO TRANSPORTE DE PATRIMÓNIO
A deslocação de património móvel que cumpra todas as normas de segurança e de conservação: quer para exposições temporárias ou itinerantes, quer entre oficinas de restauro e o museu, ou do local de aquisição para a instituição museológica.
 PRÉMIO INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Inovação e criatividade em todas as áreas de atividade dos museus: desde a investigação, incorporação, inventário e registo, conservação e segurança, exposição, serviço educativo, extensão cultural, produtos da loja, comunicação.
 PRÉMIO ESTUDO SOBRE MUSEOLOGIA
Teses académicas que abordem temáticas da museologia, com rigor e inovação.
APOM – Associação Portuguesa de Museologia
 PRÉMIO TRABALHO NA ÁREA DA MUSEOLOGIA
Práticas museológicas inovadoras e originais em todos os âmbitos de atuação dos museus/instituições culturais.
 PRÉMIO INSTITUIÇÃO
Organismos, públicos ou privados, que apoiem os museus e as atividades museológicas.
 PRÉMIO COLECIONADOR
Colecionador, excluindo as categorias de antiquário comerciante e de dador que não pretenda ser identificado, que colabore com a instituição museológica através da cedência temporária ou doação de objetos, para enriquecer coleções.
 PRÉMIO MECENATO
Organismo ou personalidade que apoie, em qualquer domínio, uma instituição museológica.
 PRÉMIO TRABALHO DE MUSEOGRAFIA
Organização científica das coleções em exposição. Criatividade na apresentação dos objetos, cumprindo as normas de segurança e de conservação e garantindo a acessibilidade a todos os públicos. Percurso expositivo atraente e que permita criar uma relação afetiva com o público e transmitir os conteúdos programados através dos objetos e dos elementos expositivos selecionados pelo/a museólogo/a.
 PRÉMIO INTERVENÇÃO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURO
Projetos inovadores na conservação e restauro.
 PRÉMIO PROMOÇÃO DOS PRODUTOS DA LOJA (‘MERCHANDISING’)
Inovação e criatividade dos produtos da loja, relacionados ou inspirados nos objetos das coleções da instituição museológica.
APOM – Associação Portuguesa de Museologia
 PRÉMIO SERVIÇO DE EXTENSÃO CULTURAL/SERVIÇOS EDUCATIVOS
Atividades culturais dinamizadas pela instituição museológica, enquadradas na vocação/missão do museu: conferências, colóquios, concertos… ações educativas inovadoras adaptadas a todos os públicos.
 PRÉMIO COLEÇÃO VISITÁVEL
Espaço público ou privado, com a apresentação de um conjunto de bens culturais que segue todas as normas de comunicação, segurança e conservação. Recurso às novas tecnologias expositivas para facilitar a interpretação dos objetos por parte dos públicos.
 PRÉMIO CATÁLOGO
Publicação em papel ou digital que apresente os conteúdos de uma exposição museológica: objetos expostos e textos que desenvolvam os seus conteúdos.
 PRÉMIO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Atividade museológica realizada com a cooperação de instituição estrangeira.
 PRÉMIO INVESTIGAÇÃO
Publicações (papel / digitais) de investigação que abordem temáticas da museologia, com rigor e inovação.
 PRÉMIO EXPOSIÇÃO
A exposição temporária como instrumento de atração dos públicos ao museu, como meio de expor coleções em reserva e como estratégia de desenvolvimento de conteúdos que se inserem na missão da instituição museológica.
 PRÉMIO PARCERIA
Práticas de cooperação, nomeadamente em rede, de instituições museológicas.
 PRÉMIO MUSEU PORTUGUÊS
Instituição:
Que desenvolva atividade na área da museologia, nomeadamente na constituição de coleções representativas da identidade local, regional ou nacional;
Que contribua, através da investigação, para o avanço do conhecimento da museologia e das áreas científicas representadas pelas coleções;
Que contribua, através da sua atividade, para o desenvolvimento social e equilíbrio ambiental, e que promova a educação e formação patrimoniais que incluam diferentes grupos sociais em todas as faixas etárias;
Deverá ainda conter os espaços necessários ao desenvolvimento das funções museológicas e à sua gestão.
Artigo V
Disposições Finais
A decisão do Júri será comunicada pela APOM a todos os concorrentes, devendo a documentação entregue ser levantada na sede da APOM, salvo a dos trabalhos premiados.
Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Direção da APOM.
Lisboa, 2 de março de 2015

 

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