Planalto Mirandês aposta na criação de centro internacional da máscara ibérica

O Planalto Mirandês quer acolher o centro internacional para a divulgação e promoção da máscara ibérica e do património imaterial associado, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Miranda do Douro.

Segundo Artur Nunes, já se já iniciaram conversações entre reapresentes de associações culturais e outras coletividades ibéricas que preservam as máscaras, tendo em vista a promoção à escala internacional destes adereços ligados a diversos rituais que se realizam ao longo do todo ano.

“Do lado espanhol, há contactos com associações das Astúrias, Cantábria e Galiza. Já do lado português, estão envolvidos concelhos como Bragança, Mogadouro, Miranda do Douro (distrito de Bragança), Lamego (Viseu) ou Mira (distrito de Coimbra)”, explicou o autarca.

A ideia, , de acordo com os promotores da iniciativa, passa por criar no Planalto Mirandês (Miranda do Douro e Mogadouro) um polo dinamizador da cultura associada à mascara ibérica e alargar estes rituais a outras regiões da Europa e do mundo.

Fonte: Diário Digital

Artigo completo