Financiamento da Cultura no Portugal2020

3848

Financiamento da Cultura no Portugal2020

cultura-arte-portugal2020-4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

inscriçõesgratuitas em http://goo.gl/ODwZ5u

Boas vindas
António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte

Debate:
David Pontes, Sub-Diretor do Jornal de Notícias (moderador)
Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu
Jorge Cerveira Pinto, External Expert Coordinator do Programa Europa Criativa
Júlio Pereira, Comunidade Intermunicipal do Alto Miho
Teresa Marques, Consultora para Estratégias Portugal 2020

Num momento em que começam a ser conhecidos calendários de candidaturas a programas de financiamentos, no contexto do Portugal2020, a cultura e as artes aguardam com expetativa.De que forma como poderão estes setores recorrer a financiamentos que possibilitem o desenvolvimento de projetos que envolvam e fixem no país um vasto conjunto de profissionais e agentes: artistas, músicos, programadores e gestores culturais, curadores, técnicos das mais variadas áreas de formação e empresas que prestam serviços para o setor.

Reconhecida como área de relevante importância e indicador inequívoco sobre o grau de competitividade dos países e das suas economias, a Cultura, as Artes e a Criatividade merecem, neste momento, uma especial atenção.

Não se prevendo no atual quadro comunitário a existência de financiamentos específicos direcionados para o Setor Cultural , a avaliação dos projetos culturais dependerá em muito da forma como estes se possam traduzir nos impactos ao nível do emprego, na educação, na inclusão social e no turismo, redes, entre outras.

Mas o que pode de fato esperar o vasto setor cultural e criativo do atual quadro comunitário ? Como se pode o setor preparar e a té estruturar para responder a abertura de concursos? Que lógicas e procedimentos terão que ser equacionadas pelo agentes? Com que grau de detalhe está estruturada a utilização dos recursos financeiros deste quadro comunitário? Como e a quem se podem apresentar ideias e sugestões que potenciem este setor?

Para darem a sua opinião sobre estes e outros assuntos relacionados com a Cultura e Artes no contexto dos objetivos do Portugal2020, convidamos um conjunto de personalidades com experiências e responsabilidades diversificadas, para conversar connosco e nos ajudarem a pensar, de uma forma informal e descontraída, em como pode e deve o país potenciar um setor, reconhecidamente, cada vez mais importante no bem estar dos cidadãos e na própria economia dos países.

Queremos mobilizar o setor da Cultura.Compareça.

inscrições gratuitas em http://goo.gl/ODwZ5u

Siga-nos