Museu de Portimão comemora o 7º aniversário

museu_portimao

O 7.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 23 de maio, com a realização da 15ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração das exposições “Barbearia, Poesia, Fotografia” e “Mundos Novos”.

Este ano a Corrida Fotográfica de Portimão assinala 15 anos de existência e promete vários desafios. Das 09h00 às 20h00, os concorrentes passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos temas a fotografar. Através das suas objetivas, espera-se um renovado e atualizado olhar pelo território do município, suas gentes, atividades, vivências e aspetos do património cultural e natural.

Para as 17h00 está marcada a inauguração da exposição “Barbearia, Poesia, Fotografia” de António Marreiros, uma mostra que revela o percurso de vida, pessoal e profissional de um portimonense, nascido na freguesia da Mexilhoeira Grande, que durante a procura de um ofício encontrou-se com a poesia e descobriu o gosto pela fotografia.

“MUNDOS NOVOS” de Timo Dillner é outra das exposições que será inaugurada nesse dia. O artista alemão, a viver há mais de 17 anos no Algarve, dá a conhecer através da instalação, pintura e escultura, a sua perspetiva sobre viagens a lugares inesperados, novas gentes e outros mitos.

No Museu de Portimão a programação para os mais novos não é esquecida e no dia do seu aniversário, das 15h00 às 17h00, as Marias conserveiras vão estar na Oficina Educativa para contarem as suas estórias sobre a fábrica e ensinar os participantes dos ateliers a construir latas de conserva muito especiais.

O programa de aniversário termina às 18h30 com uma degustação de conservas, de várias espécies, promovida pela Docapesca.

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu em 2010 o prémio “Museu Conselho da Europa” e no ano seguinte o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”, tendo também sido distinguido com o prémio “Turismo de Portugal” em 2009 e com uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.