Torre do Tombo empresta documento histórico a museu

7548

congresso_viena

A Torre do Tombo vai emprestar durante um ano a um museu luxemburguês um exemplar da Acta Final do Congresso de Viena, assinada em 1815 por Portugal e mais sete países para redefinir o mapa político da Europa.

“O Congresso de Viena é unanimemente considerado um dos maiores acontecimentos do século XIX, porque tentou equilibrar os poderes políticos e económicos na Europa, através da redefinição das fronteiras e da revisão do mapa geopolítico”, explicou a conservadora, sublinhando que à assinatura do tratado se seguiram “50 anos de relativa paz”.

O Congresso de Viena reuniu as grandes potências europeias após as guerras napoleónicas, incluindo no seu clausulado a criação do Grão-Ducado do Luxemburgo, que ficou sob a administração dos Países Baixos.

O documento manuscrito, de que existem apenas oito exemplares, classificados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como “Registo da memória do mundo”, foi assinado a 9 de junho de 1815 por Portugal, Rússia, Grã-Bretanha, Áustria, Prússia, França, Suécia e Espanha.

Esta é a primeira vez que o exemplar português deixa o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, para ser mostrado ao público na exposição sobre a história do Luxemburgo, podendo ser vista até maio de 2016.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga-nos