Portugal prepara-se para receber mais 14 grandes projetos turísticos, no valor de 93 milhões de euros

2377

pporto-calls-portugal2020

Portugal prepara-se para receber mais 14 grandes projetos turísticos, no valor de 93 milhões de euros. Ao todo, há 88 candidaturas no âmbito do programa de fundos comunitários Portugal 2020. É um investimento prometido de 170 milhões. A 11 de agosto vai saber-se quais têm pernas para avançar.

Três hotéis, um hotel-apartamento e um aldeamento são os cinco maiores projetos, revelou ao Dinheiro Vivo a secretaria de Estado do Turismo. A hotelaria é a área com mais candidaturas: cerca de um terço (32%) das propostas apresentadas no âmbito do quarto pacote de fundos comunitários.

O presidente do conselho geral da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) justifica que as propostas apresentadas visam a “requalificação dos hotéis já existentes”. Este processo, explica Luís Veiga ao Dinheiro Vivo, vai servir para “aumentar a procura e a exigência do destino de Portugal junto do estrangeiro”.

Miguel Júdice atribui este fenómeno ao “bom desempenho do país, em que os investidores procuram melhorar a qualidade dos ativos”. O copresidente do grupo Thema lembra também que há uma “boa expectativa sobre o futuro do setor”.

Os projetos de turismo em espaço rural (TER) e de animação turística ocupam o segundo e terceiro lugares. Representam, respetivamente, 24% e 14% das candidaturas ao Portugal 2020, segundo os dados do instituto liderado por João Cotrim de Figueiredo. Foram ainda apresentados projetos para espaços em alojamento local (10%) e parques de campismo (3%).

Fonte: Dinheiro Vivo

Siga-nos