Apresentação Pública do Site e Base de Dados do Projecto INVENT: “Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas. Repensando o arquivo pré-moderno”

8191

inventarq_logo

2 de Julho | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

O site e a base de dados do projecto INVENT.ARQ. “Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas. Repensando o arquivo pré-moderno” (projecto EXPL/EPH-HIS/0178/2013) são um dos vários produtos previstos no projecto, a par das reuniões científicas já realizadas (Fevereiro) e da exposição documental com respectivo catálogo (Janeiro-Março de 2016, Torre do Tombo).

Além da apresentação do projecto propriamente dito, o site integra as iniciativas realizadas pelo IEM na área dos arquivos de família e tem como objectivo servir de plataforma de contacto para a continuação do trabalho.
A base de dados reúne as descrições dos inventários estudados, que datam dos sécs. XV a XIX, e dos fundos/colecções em que se inserem, bem como os registos de autoridade dos produtores e a identificação completa das entidades detentoras, sempre de acordo com as normas oficiais da área arquivística. O software de suporte é o ICA-AtoM, produto de acesso livre, realizado sob os auspícios do Conselho Internacional de Arquivos (UNESCO), que permite a disponibilização web e a interoperabilidade com portais normalizados de arquivo. Os inventários foram descritos por diversos membros da equipa do projecto, a partir de investigações de doutoramento ou de investigação dedicada. Na amostra contam-se sete documentos em posse privada, sendo os restantes de diversos arquivos públicos. Parte dos inventários serão disponibilizados em linha, através dos sites das instituições parceiras. Além dos conteúdos arquivísticos, serão anexados à base de dados listas completas dos conteúdos de alguns dos inventários estudados.

Para mais informações:  http://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=evento&id=758

Siga-nos