Conselho de Ministros aprova Programa Nacional de Turismo de Natureza

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o novo Programa Nacional de Turismo de Natureza (PNTN), com o objectivo o desenvolvimento da actividade turística nas áreas classificadas, contribuindo para a valorização do seu património natural e cultural, como catalisador de desenvolvimento local e regional.

Segundo comunicado, o novo documento “passa a abranger todas as áreas classificadas e estabelece como pressuposto que o turismo de natureza envolve a prática integrada de actividades diversificadas, e de fruição do ambiente natural nas suas diversas formas, passando também pela fruição do património cultural imóvel e imaterial, através das manifestações etnográficas, rotas temáticas, nomeadamente históricas, arqueológicas e ou gastronómicas, e estada em alojamentos turísticos”.

O PNTN reconhece, ainda, a marca nacional Natural.PT, associada ao Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC),” como uma aposta integrada na biodiversidade e na cultura de Portugal, e um símbolo de qualidade e excelência de apoio ao desenvolvimento de base local”.

“O PNTN é apoiado por políticas públicas e investimentos públicos e privados em turismo de natureza, designadamente pela futura elegibilidade no âmbito do quadro de financiamento europeu Portugal 2020″ pode ler-se no comunicado.

Fonte: Publituris