Siza Vieira doa 40 projetos a Serralves e abre possibilidade a mais

siza

O arquiteto Siza Vieira formalizou hoje a doação de 40 projetos à Fundação de Serralves, no Porto, deixando aberta a possibilidade de doações adicionais àquela instituição.

Durante a assinatura da escritura, que decorreu no atelier de Siza Vieira, o arquiteto sublinhou que vão estar em Serralves os dois projetos “mais representativos e procurados em termos de consultas” no Porto, que são o do museu de Serralves e o da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

“Na escolha que se fez procurou-se não cair nessa coisa limitada de ‘os do Porto ficam no Porto’, ‘os de Lisboa ficam em Lisboa’. Em relação aos outros procurou-se que em qualquer uma destas instituições haja projetos diferentes. Quanto aos internacionais, a maioria fica no Canadian Centre for Architecture (CCA)”, afirmou Siza Vieira, que classificou a entidade canadiana como o melhor arquivo de arquitetura do mundo.

Fonte: Destakes