Exposição no Palácio da Ajuda nos 150 anos da Rainha D. Amélia

5839

rainha_amelia

A exposição de fotografia ‘Tirée par..’, a inaugurar na terça-feira no Palácio Nacional da Ajuda (PNA), em Lisboa, aborda a relação da rainha D. Amélia, nascida há 150 anos, e a fotografia, segundo comunicado deste museu.

A exposição, segundo a mesma fonte, “tem como base as coleções de fotografia do Museu-Biblioteca Casa de Bragança, em Vila Viçosa e algumas fotografias do PNA”, onde a rainha nunca viveu, mas onde “celebrou o jantar do dia do casamento com D. Carlos”, realçou o diretor do PNA, José Alberto Ribeiro, autor de uma biografia da soberana.

(…)

Maria Amélia Luísa Helena de Orleães, primogénita do conde de Paris, herdeiro da coroa de França, nasceu a 28 de setembro de 1865 em Twickenham, em Inglaterra, onde a família viveu exilada, por ordem de Napoleão II, tendo casado com D. Carlos, em maio de 1886.

Amélia de Orleães e Bragança foi a última rainha de Portugal, de facto, tendo-se exilado, depois da proclamação da República Portuguesa, primeiro em Londres, com o filho, D. Manuel II, e depois, nos arredores de Paris, em Les Chesnay, onde morreu aos 86 anos, em 1953. Em 1945 a convite do Governo português a monarca visitou Portugal, nomeadamente o Panteão dos Bragança, em S, Vicente de Fora, em Lisboa, onde se encontram sepultados o marido, e o filho, D. Luís Filipe, assassinados em fevereiro de 1908.

Fonte: Diário Digital com Lusa

Para mais informações

Siga-nos