Inferno roubado da rua da Rosa

coming_out_mnat

A reprodução da pintura “Inferno” do século XVI, inserida na exposição “ComingOut. E se o Museu saísse à rua?”, foi roubada hoje de madrugada na Rua da Rosa, em Lisboa, confirmou o Museu de Arte Antiga.

A exposição é da iniciativa do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), e reúne reproduções de alta qualidade – mas sem valor patrimonial – de 31 obras-primas do acervo da entidade afixadas no exterior de edifícios nas zonas do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real.

Contactado pela agência Lusa, o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, disse que o desaparecimento da obra, reprodução do original pintado no século XVI por um pintor português desconhecido, “não é uma surpresa”.

“Esta situação era previsível e também aconteceu em Londres, onde foi lançada uma iniciativa semelhante”, apontou Filipe Pimentel, acrescentando que “não deixa de ser curioso e até cómico que tenha desaparecido o quadro do “Inferno” nas primeiras 48 horas da inauguração da mostra”.

O museu sublinha que a reprodução desaparecida “não tem qualquer valor patrimonial, comercial ou material”.

“ComingOut. E se o Museu saísse à rua?” segue o projeto desenvolvido em Londres, nos bairros de Convent Garden, Soho e Chinatown, pela National Gallery, denominado “The Grand Tour”.

Fonte: DN

Artigo completo