Museu da Moda abre hoje exposição com proposta de arquivo para design português

2104

exposicao_mude

Intitulada ‘Ensaio para um Arquivo: O Tempo e a Palavra – Design em Portugal (1960-1974)’, a mostra vai ficar patente no Museu do Design e da Moda (MUDE) até 18 de fevereiro de 2016.

A exposição, segundo o MUDE, é realizada a partir do projeto de 2010 ‘Design em Portugal (1960-1974): ações, intervenientes e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitetura Industrial e do Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I.)’, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Trata-se de um arquivo iconográfico, documental, audiovisual e bibliográfico que o visitante pode ir consultando ao longo do trajeto que dá a ver um tempo, os intervenientes e as instituições que permitiram constituir um setor seminal do design em Portugal.

São exibidas peças de figuras-chave do design, tais como António Sena da Silva, Daciano da Costa, António Garcia, José Maria Cruz de Carvalho, Carmo Valente ou Maria Helena Matos, “mas sempre pelo seu valor enquanto resultado de uma atitude e de um propósito”, assinala o museu.

A mostra – com coordenação geral de Bárbara Coutinho, diretora do MUDE, e curadoria de Helena Souto – homenageia também um grupo de mulheres que se afirmou neste período, com destaque para Maria Helena Matos, na origem da maioria das realizações revisitadas.

Em exposição está o conjunto de peças realizadas por Maria Helena Matos e Carmo Valente, no design de vidros, assim como exemplos de Miria Toivola, no design cerâmico, e, no design gráfico, de Cristina Reis e Alda Rosa.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga-nos