O casal Delaunay, em exposição, na Gulbenkian

Curadoria: Ana Vasconcelos

CAM – Hall, Salas A e B e Galeria do piso 1
20 de novembro de 2015 a 22 de fevereiro de 2016
A exposição incide sobre o contexto criativo gerado pela presença destes artistas que a guerra traz de volta ao seu país de origem ou que empurra para o exílio. Apresenta muitos dos trabalhos realizados nesses anos, destacando igualmente o projeto coletivo organizado em Portugal pelos Delaunays a que chamaram «La Corporation Nouvelle». Nesta «Nova Corporação» colaboram Amadeo, Viana, Almada Negreiros, nela se inscrevendo igualmente (talvez mesmo sem o conhecimento dos próprios), Blaise Cendrars, Guillaume Apollinaire e o pintor russo Daniel Rossiné (ou Vladimir Baranov-Rossiné). São projectadas “Expositions Mouvantes” (exposições itinerantes) «Nord-Sud-Est-Ouest», de Norte a Sul, de Este a Oeste, e a produção de álbuns, vendidos por subscrição e que acomapanhariam as exposições, numa ação organizada de união entre artistas. Como refere Robert Delaunay no anúncio/programa do Álbum nº 1, ponto 3: «Esta ideia artística e prática nasceu da necessidade de entreajuda das artes mais do que nunca em perigo mais do que nunca uma realidade Universal». (sublinhado do próprio)
Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian