Tatiana Macedo ganhou Prémio Sonae Media Art

tatiana_macedo

Tatiana Macedo, que nasceu em Lisboa em 1981 e vive e trabalha em Lisboa, Londres e Amesterdão, foi esta sexta-feira anunciada como a vencedora da primeira edição do Prémio Sonae Media Art.

Parceria estabelecida entre a empresa detentora do PÚBLICO e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, o prémio, no valor de 40 mil euros, é actualmente o maior à criação na área das artes plásticas em Portugal. Tatiana Macedo, que se apresenta como luso-angolana, venceu-o com uma instalação vídeo de projecção simultânea em três ecrãs.

Sob o título 1989, a peça aflora transversalmente o legado colonial da família da artista bem como a necessidade de reflectir esse passado. Aborda a necessidade da tradução e interpretação como âncoras para a produção de pensamento e conhecimento, as estruturas de poder da linguagem e a porosidade das fronteiras entre o documental e a ficção.

De entre as várias obras candidatas, o júri considerou a sua “a mais bem articulada, coerente e aprofundada nos seus múltiplos aspetos artísticos e conceptuais”. Em acta, o mesmo júri, que deliberou por unanimidade, escreveu que 1989 “explora o meio videográfico e fílmico […] de uma forma pessoal e sensível, relacionando o individual com o político”.

Para Tatiana Macedo, 1989 é um “ensaio em campo expandido”, um território de cruzamento entre imagens de arquivo e imagens realizadas pela artista. A narrativa começa com imagens do debate histórico entre James Baldwin e William F. Buckley Jr na Universidade de Cambridge em 1965 intitulado Is the American Dream at the expense of the American Negro?. Entre as secções realizadas pela artista estão as imagens de Lara, uma intérprete de conferências nascida em Moçambique e que lê um guião onde a sua própria experiência de vida surge espelhada.

Fonte: Público

Artigo completo