Três novas reproduções de obras-primas do Museu de Arte Antiga

762

coming_out_mnat

Três novas reproduções de obras-primas da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), entre elas “Leda e o Cisne”, de Vieira Portuense, foram colocadas nas ruas de Lisboa no âmbito da exposição ‘ComingOut”.

O museu decidiu acrescentar três novas obras à exposição e pendurou o ‘Tríptico da descida da cruz’, de Pieter Coecke van Aelst, na Travessa dos Teatros, e duas obras de Vieira Portuense — ‘Leda e o Cisne’ e ‘Narciso na fonte’ – na Rua das Taipas.

‘ComingOut. E se o Museu saísse à rua?’ segue o projeto desenvolvido em Londres, nos bairros de Convent Garden, Soho e Chinatown, pela National Gallery, denominado “The Grand Tour”.

Com este projeto, o museu – que detém um dos mais importantes espólios de arte portuguesa — tem por objetivo divulgar o património artístico e histórico do seu acervo ao público nacional e estrangeiro.

‘ComingOut’ foi preparado ao longo de vários meses e implicou o levantamento, por técnicos do MNAA e da Câmara Municipal de Lisboa, dos imóveis das ruas, e um pedido de autorização aos proprietários para a afixação durante três meses.

De acordo com o MNAA, a exposição não teve custos para o museu, porque resultou de uma parceria, com a reprodução das obras da HP Portugal, apoio da Ocyan e edição de um catálogo patrocinado pela Vodafone.

Fonte: Notícias ao Minuto