Número de turistas que visitam a Universidade de Coimbra duplicou em quatro anos

coimbra

Neste ano, 355 mil turistas de mais de 60 países diferentes visitaram a Universidade de Coimbra (valor contabilizado até 21 de dezembro), registando-se um aumento de cerca de 20% face a 2014, em que passaram pela instituição 293 mil visitantes, informou Luís Menezes.

Quanto à origem dos visitantes, em primeiro lugar surge França, que representa 23% do total de visitantes, seguida depois do Brasil e Itália com 10%, segundo e terceiro respetivamente, Espanha com 09%, Alemanha também com 09% e em sexto Portugal, com 08% dos visitantes (em que estão também incluídas as visitas escolares).

Um dos mercados que está a crescer “é o dos Estados Unidos da América”, que passou de 4% dos visitantes totais para 6%, antevendo-se um aumento em 2016, acompanhado de uma aposta de promoção da Universidade de Coimbra naquele país, frisou Luís Menezes.

Para 2016, a Universidade de Coimbra já tem 150 mil pré-reservas. No entanto, o vice-reitor considera que não é sustentável continuar a crescer a um ritmo de dois dígitos por ano (nos últimos anos o número de visitantes tem crescido cerca de 20% ao ano).

“É demais [esse crescimento]”, apontou, sublinhando que o crescimento será feito com a abertura “de novos espaços e novos programas” para “diluir um pouco a pressão nos meses mais críticos” de afluência de turistas.

Para não sobrecarregar a Biblioteca Joanina, a UC vai lançar em 2016 novos produtos e novos programas que não incluam uma visita a este espaço, mas a outros, como o Sala do Trono ou as galerias de zoologia e física do Colégio de Jesus, avançou.

O produto já foi testado “e as pessoas ficaram encantadas”, referiu, frisando que, quando terminar a recuperação do Jardim Botânico, este espaço também irá integrar estes novos programas de visita à UC.

Luís Menezes realçou ainda a criação de um bilhete conjunto com o Portugal dos Pequenitos, formalizada recentemente, e adiantou que estará para breve a apresentação de um bilhete idêntico com o Museu Nacional Machado de Castro.

“O crescimento do turismo em Portugal tem sido muito intenso e a Universidade de Coimbra aproveitou muito bem esse crescimento”, garantindo um aumento do turismo “superior à média nacional”, referiu Luís Menezes.

O turismo acaba também por ser importante para as obras de recuperação do património da UC, sendo que há a perspetiva de se “criar um fundo sustentável” que permita “uma intervenção de fundo” na Biblioteca Joanina, podendo, nessa altura, haver alterações ao seu esquema de funcionamento – só são permitidas 60 pessoas a cada 20 minutos por razões de conservação.

Fonte: Lusa