O Alentejo tem um novo Festival

groove

O Groove Alentejo quer levar à região percussionistas e compositores de todo o mundo. Entre concursos e concertos, há programa para mais de um ano. A organização pertence ao Conservatório Regional de Música, que começou a desenvolver o projeto há dois anos.

Com o reconhecido do Ministério da Cultura e o apoio das câmaras do Baixo Alentejo, da Direção Regional da Cultura do Alentejo, da Turismo Alentejo, de empresas privadas e de organizações internacionais, o Festival ganha vida este ano.

De entre os vários eventos, o Groove inclui um concurso internacional de composição para instrumentos de percussão, que tem de cumprir um requisito obrigatório – o ponto de partida é uma melodia do “Cante ao Menino”. A peça vencedora é conhecida a 18 de junho.

Há ainda um concurso de performance para instrumentos de percussão. Na primeira semana de outubro, o público vai poder assistir a uma semana cheia de percussionistas que se assumem como solistas para escutar instrumentos que não são apenas acompanhamento.

A melodia do cante alentejano nas marimbas ou nos tímpanos, na caixa ou na pandeireta… Tudo depende da liberdade criativa dos concorrentes que vão passar por Beja e Castro Verde, como explica Mauro Dilema, diretor do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.