Seminário “Património Cultural e Turismo Criativo: oportunidades e desafios” | Porto

Patrim—nioCultural_CV

17 e 18 de Março
Casa das Artes, Porto

Organização: Pporto.pt e VERdeNOVO

Contextualização

Mais do que a mera experiência contemplativa, são cada vez maisas especificidades dos locais de destino, a singularidade das experiências propostas, a co-criação e a participação ativa na cultura, tradições e modo de vida dos residentes que atraem o turista.

Estas “novas” motivações resultam, entre outros fenómenos, numa maior procura por experiências ligadas ao universo imaterial das artes, das tradições, da cultura local e da preservação do património. Greg Richards define esta tendência como “Turismo Criativo”:“Tourism which offers visitors the opportunity to develop their Creative potential through active participation in learning experiences which are characteristic of the holiday destination where they are undertaken”.

Por outro lado, cada vez mais agentes, destinos e ofertas turísticas incorporam e promovem a criatividade como elemento central das suas propostas de valor, tanto no contexto individual como integrados em redes e parcerias (ex: Rede de Cidades Criativas da Unesco ou a Creative Tourism Network).

Neste contexto, esta iniciativa pretende contribuir para uma reflexão sobre a relação entre o Património Cultural e o Turismo Criativo e a sua importância para a diferenciação de destinos e ofertas turísticas. Propomos, assim, não apenas uma reflexão sobre o “estado da arte”, mas também a apresentação de boas práticas de integração de aspetos culturais, patrimoniais e históricos na construção de produtos turísticos criativos, numa perspetiva que possa contribuir para a identificação de oportunidades e a dinamização de novos projetos.

Objetivos gerais:

• Conhecer e discutir o “estado da arte” do turismo cultural e criativo, nomeadamente em Portugal
  • Conhecer e avaliar boas práticas de turismo cultural e criativo, nomeadamente em Portugal
  • Identificar e avaliar projetos e mecanismos de inovação no âmbito do turismo cultural e criativo
  • Identificar e avaliar oportunidades no contexto do turismo cultural e criativo
  • Identificar e avaliar os principais desafios do turismo cultural e criativo

facebook Acompanhe aqui todas as novidades!

17 e 18 de Março
Casa das Artes, Porto

Organização: Pporto.pt e VERdeNOVO

Programa: aqui

Formulário de inscrição

Condições de participação: A participação no Seminário “Património Cultural e Turismo Criativo: oportunidades e desafios” implica o pagamento de 12,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.

Para mais informações: premelgado@pportodosmuseus.pt

Programa 19 de Março | uma iniciativa Quadrante