Biblioteca de Vasco Graça Moura vai ficar na FLUP

vasco_graça_moura

Na sexta-feira, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai anunciar a criação do Centro de Estudos da Cultura em Portugal (CECUP), numa cerimónia a realizar no Anfiteatro Nobre.

Este espaço tem como objetivo ser uma plataforma de valorização, estudo e divulgação da literatura e cultura portuguesas. Além disso, pretende também estimular a colaboração com outras entidades científicas ligadas à promoção da cultura e património literários de Portugal.

O CECUP vai enquadrar alguns acervos que já detém e outros que vai passar a deter, como a biblioteca e arquivo pessoal de Vasco Graça Moura. “Vai ser entregue à FLUP, mas vai ser depositado num outro espaço, para ficar no âmbito do Centro de Estudos da Cultura em Portugal. O centro é para potenciar estudos de investigadores sobre este e outros acervos”, explicita Fernanda Ribeiro, diretora da FLUP.

O contrato para o acolhimento deste acervo vai ser assinado entre a FLUP e a família de Vasco Graça Moura durante a cerimónia de homenagem ao poeta, que se vai realizar na sexta-feira.

O contrato vai ser celebrado em regime de comodato, o que significa que a família do autor vai continuar a ser a proprietária do acervo. “É um regime de comodato por 25 anos renováveis. O que quer dizer que a família não perde a propriedade da biblioteca. Continuam a ser os donos, mas para todos os efeitos está na Faculdade de Letras e temos todos os direitos sobre isso”, explica Fernanda Ribeiro ao JPN.

Fonte: UP