Banco de Portugal lança moeda “Museu do Dinheiro”

moeda_almada_negreiros

O Banco de Portugal vai colocar em circulação, hoje dia 19, “uma moeda de colecção, em liga de cuproníquel, com o valor facial de 2,5 euros, designada ‘Museu do Dinheiro’, que assinala a respectiva inauguração nesta data”, indica a instituição através de comunicado. “A distribuição ao público será efectuada por intermédio das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal”, refere-se no documento.

De acordo com a instituição, “a moeda ‘Museu do Dinheiro’ apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta, no anverso, três círculos estilizados representando moedas em movimento e, na base, o escudo nacional e as legendas ‘2016’ e ‘Banco de Portugal'”, enquanto no reverso estão “uma composição com uma moeda entre dois dedos, simbolizando o acto de troca e, na orla inferior, o valor facial e a legenda ‘Museu do Dinheiro'”.

O comunicado do Banco de Portugal revela que “as características desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 64-B/2016, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 63, de 31 de Março”, definindo-se o limite de emissão de 75 mil moedas com acabamento normal”.

Fonte: Diário Económico