Museus da gastronomia, do 25 de Abril e da Cidade de Santarém no plano estratégico para 2030

Três novos museus, da gastronomia, de Santarém e do 25 de Abril/Salgueiro Maia, a requalificação e reabertura da Torre das Cabaças e do museu de S. João do Alporão, a construção de um silo para estacionamento e um pólo equestre na ex-EPC, são alguns dos projetos previstos no programa estratégico de reabilitação urbana do planalto de Santarém.
O documento foi aprovado com os votos favoráveis do PSD, e as abstenções dos vereadores da oposição que criticaram a falta de debate público em torno deste documento que define os projetos prioritários da cidade até 2030.
Celso Braz, do PS, criticou a falta de um amplo debate capaz de gerar consensos sobre esta proposta, sendo que apenas um munícipe apresentou sugestões. Quanto ao programa de reabilitação urbana, o vereador do PS nota que “nestes 5 anos, só 30 % dos proprietários de prédios em mau estado de conservação no centro histórico foram notificados pela Câmara para fazerem obras, o que é claramente insuficiente.”
Em relação aos investimentos propostos no programa, Celso Braz critica a falta de definição de prioridades e de um calendário de execução dos projetos. Ricardo Segurado, do PS, afirmou que a requalificação da Torre das Cabaças, do Mercado Municipal e do Museu do Alporão são consensuais, mas já o mesmo não acontece com a construção de um silo de estacionamento automóvel no antigo quartel da EPC. Ricardo Segurado lamentou que “um programa como este com propostas para os próximos 15 anos não tenha merecido um amplo debate, até numa assembleia municipal temática para discutir o futuro da ex-EPC”.

Fonte: O Ribatejo