Guimarães vai ter Museu do Bombeiro

1027

bombeiro

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, o padre José das Neves Machado, anunciou que aquela coletividade vai construir um museu do bombeiro já este ano.

O anúncio foi feito à margem das celebrações do 129º aniversário da corporação taipense, que contaram com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

José das Neves Machado mostrou o projeto em primeira-mão ao governante e a Domingos Bragança, presidente da Câmara, e revelou que a obra está orçada “em cerca de meio milhão de euros” custeados pela corporação e entidades “de extraordinário valor” que todos os dias ajudam financeiramente os voluntários.

Quanto ao conteúdo, José Machado explicou que o futuro Museu do Bombeiro vai albergar o acervo da corporação taipense e o espólio proveniente de José Custódio, um cidadão que já fez uma exposição em Londres e que, antes de morrer, fez questão de doar parte do seu conteúdo à associação humanitária.

“É um conjunto de ferragens de valor histórico, tem umas vitrinas muito interessantes, um cadeirão de três gerações, um conjunto muito bonito de Cristos e outras coisas que depois se poderão ver”, antevê o dirigente. O museu vai ser construído na parte poente do edifício do quartel. Vai ter quatro salas de apoio e dois pisos.

(…)

Fonte: JN

 

Siga-nos