Programa INTERREG Espaço Atlântico

oportunidade

O Programa INTERREG Espaço Atlântico anuncia o lançamento da sua primeira convocatória de projetos. A conferência de lançamento do programa terá lugar na cidade do Porto no dia 24 de maio.
Como parte da política de coesão da União Europeia, o INTERREG Espaço Atlântico apoia projetos de cooperação transnacionais em 38 regiões de cinco países do Atlântico: França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido, contribuindo assim para a concretização da coesão económica, social e territorial. O objetivo global é implementar soluções para responder aos desafios regionais nos domínios da inovação, da eficiência dos recursos, do ambiente e dos bens culturais, apoiar o desenvolvimento regional e o crescimento sustentável.

Com um orçamento total de 185 milhões de €, que compreende uma alocação de fundos acima dos 140 milhões de € do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Programa centra-se em quatro principais prioridades e objetivos específicos relacionados: 1. Promover a inovação e a competitividade. 1.1 Melhorar a capacidade de inovação através da cooperação para fomentar a competitividade. 1.2 Reforçar a transferência de resultados de inovação para facilitar a emergência de novos produtos, serviços e processos. 2. Promover a eficiência dos recursos. 2.1 Promover a energia renovável e a eficiência energética. 2.2 Promover o crescimento verde, a eco-inovação e a eficiência ambiental. 3. Fortalecer a resiliência do território face aos riscos de origem natural, climática e humana. 3.1 Promover sistemas de gestão de riscos. 4. Reforçar a biodiversidade e o património natural e cultural. 4.1 Promover a proteção da biodiversidade e os serviços de ecossistemas. 4.2 Valorizar os ativos e património natural e cultural para estimular o desenvolvimento económico.
A convocatória será lançada em duas fases: 1 – Submissão e seleção da Expressão de Interesse (Expression of Interest – EOI). 2 – Submissão da candidatura de projeto completa e aprovação.
Prioridades abertas: 1. Estimular a inovação e a competitividade; 2. Promover a eficiência dos recursos; 3. Fortalecer a resiliência do território face aos riscos de origem natural, climática e humana; 4. Reforçar a biodiversidade e o património natural e cultural.
Calendário indicativo: 26 abril: Abertura da convocatória; 31 maio: Data limite para submissão de EOI; Setembro: Seleção de EOIs; Meados de setembro até novembro: Submissão de candidatura completa.

Para mais informações: http://www.atlanticarea.eu/