Rede de Museus de Coimbra

rede_museus_coimbra

“Coimbra da Rainha” é o tema escolhido pela Coimbra/Rede de Museus para a comemoração do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, que se celebram, respetivamente, a 18 e 21 de maio. O evento coincide com o 500.º Aniversário da Beatificação da Rainha Santa, e pretende, através de um percurso comentado, dar a conhecer as paisagens que D. Isabel de Aragão terá vivenciado. Um programa promovido pela Coimbra/Rede de Museus, que integra os vários núcleos do Museu Municipal, MNMC, a Casa-Museu Bissaya Barreto, o Museu da Ciência e o Paço das Escolas (da Universidade), o Museu da Água e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

O percurso “Coimbra da Rainha” vai, como foi referido, decorrer no dia 18 de maio. Nessa quarta-feira, o percurso começa com uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, passando depois pelo Museu da Água, Museu Municipal Núcleo da Cidade Muralhada – Torre de Almedina, Loggia do Museu Nacional Machado de Castro, Paço Episcopal de Coimbra, Universidade, Sala Vandelli do Colégio de Jesus e termina na Casa Museu Bissaya Barreto. Já no sábado, 21, tudo decorre à noite. Os participantes poderão optar por visitar a Casa Museu Bissaya Barreto, exposições no Convento de Santa Clara-a-Velha, Torre de Anto, Torre de Almedina, Edifício Chiado, o Museu da Ciência e o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, entre outras ofertas.

A participação é gratuita, mas requer inscrição, que deverá ser efetuada telefonicamente para o Museu Nacional de Castro, através do número: 239 853 070. A participação está condicionada a grupos de 30 participantes. Destaque ainda para a entrada gratuita em todos os Núcleos do Museu Municipal de Coimbra, entre as 20h00 e as 24h00, no dia 21 de maio.