Polícia italiana recupera pinturas roubadas de um museu

894

roubo_verona

Passaram apenas seis meses mas, ao que tudo indica, as autoridades ucranianas terão já recuperado as 17 pinturas roubadas do Museu de Castelvecchio, em Verona, no final do ano passado.

O conjunto de obras do Renascimento e do barroco, que inclui pinturas de mestres como Peter Paul Rubens, Jacopo Tintoretto e Andrea Mantegna, está avaliado entre os 10 e os 15 milhões de euros e aguarda agora a peritagem de especialistas italianos, já convidados pelo Governo de Kiev a examinarem os quadros resgatados, avança a agência de notícias Reuters. Só depois de cuidadosamente analisadas, as 17 pinturas serão autenticadas e, posteriormente, devolvidas a Itália, segundo um comunicado do gabinete do Presidente ucraniano Petro Poroshenko.

Esta quarta-feira, o mesmo gabinete disponibilizou fotografias em que se vêem agentes a desembrulhar as pinturas, envoltas em plástico. Sem dar pormenores, as autoridades disseram apenas que as obras de arte foram recuperadas num matagal junto a um rio, a cerca de 1,5 quilómetros da fronteira com a Moldávia.

O ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, já veio confirmar a recuperação das obras roubadas, segundo os sites Art Forum e o do Art Newspaper, publicação especializada. Defendem as autoridades que, muito provavelmente, os ladrões tencionavam vendê-las na Ucrânia ou na Rússia, noticia o jornal Corriere del Veneto.

Os resgate das 17 pinturas, já saudado pelo presidente da câmara de Verona, Flavio Tosi, põe fim a uma investigação coordenada pela polícia italiana nos territórios da Ucrânia e da Moldávia, acrescentou o ministro da Cultura. Uma investigação que em Março levara à detenção de 13 pessoas: 11 moldavos e dois italianos, um deles segurança do museu.

Fonte: Público

Artigo completo

Siga-nos