Centro de exposições de arte contemporânea vai nascer no Porto

1408

parque_roque

A casa do Parque de S. Roque, no Porto, vai ser transformada em centro de exposições de arte contemporânea. O edifício do século XVIII vai ser reabilitado e as obras, que não terão custos para a Câmara Municipal do Porto (CMP), deverão estar concluídas em 2019. Nessa altura, o público vai poder ver ali peças de arte contemporânea de artistas como Julião Sarmento, Rui Chafes, Ana Jotta, Paulo Nozolino e Miroslav Balka. Também poderá ser construída uma loja, um café e umrestaurante, afetos ao futuro centro.

O Parque de São Roque, também conhecido por Quinta da Lameira, é propriedade do município. Na reunião de Câmara desta terça-feira, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a cedência à Associação Vivercidade, por um período de 15 anos, da casa com mais de mil metros quadrados e da área circundante, onde está localizado o miradouro, a gruta e dois fontanários.

Em troca, a Associação está obrigada a fazer as obras de restauro, consideradas por Rui Moreira fundamentais. “Ela está no limite da ruína. Alguns dos elementos mais importantes em termos arquitetónicos, se não forem recuperados imediatamente, entrarão em decadência irreversível. O jardim de inverno e os azulejos são magníficos e estão-se a perder”, disse.

“Devo dizer que esta é uma proposta que voto com muita satisfação”, afirmou Filipe Araújo, vereador com o pelouro do Ambiente. Chamando a atenção para a necessidade de dinamizar o parque e a zona oriental da cidade, “será com equipamentos deste género que teremos um parque usufruído pela população”. Rui Moreira, que também tem o pelouro da Cultura, disse que a intenção é que o centro de arte contemporânea se articule depois com o novo projeto do Matadouro.

Fonte: Observador

Artigo completo

Siga-nos