Município de Penacova promove património do concelho

penacova

O município de Penacova, distrito de Coimbra, está a desenvolver um projeto em que através da interação e agregação de diferentes atividades procura promover o património do concelho.

O projeto, intitulado “Memórias de Penacova”, arrancou há cerca de quatro anos com a recolha de texto, fotografia e filmes ligados às histórias do concelho, das suas artes, profissões e tradições, procurando agora agregar nessa iniciativa “um conjunto de atividades que promovem o património”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Humberto Oliveira.

Através da “divulgação e valorização” do património cultural de Penacova, a autarquia procura dar-lhe “novas interpretações e utilizações”, juntando ao processo de recolha e documentação, iniciativas como os percursos de `trail running`, os caminhos da Batalha do Bussaco, museus do moinho e museu do palito.

Segundo Humberto Oliveira, o centro de `trail running`, que procura associar a componente desportiva ao património, “já está construído”, faltando apenas “alguns investimentos” para concluir a intervenção e, no futuro, a autarquia pretende criar o Museu do Palito, em Lorvão, depois de os palitos já terem sido classificados como património imaterial de Portugal.

O projeto “começou de uma forma mais restrita e agora foi alargado a outras áreas”, procurando criar diferentes produtos relacionados com a cultura do concelho, sublinhou o autarca.

De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, o projeto procura envolver “todos os munícipes” e desenvolver ações de formação, palestras e recriação de tradições, para “estimular a reflexão em torno da importância do património cultural”.

Segundo o mesmo documento, “Memórias de Penacova” também procura, através do fomento do seu património, promover “a instalação de empresas” ligadas ao turismo cultural e gastronómico.

O projeto desenvolvido pela autarquia foi um dos selecionados, entre 93 candidatos, para o prémio “Município do Ano Portugal 2016”, bem como para a categoria regional do Centro para autarquias com menos de 20 mil habitantes.

O prémio é organizado pela Universidade do Minho que, com este instrumento, procura premiar “municípios que tenham lançado projetos com impactos na economia, no território e na sociedade”, explana a Câmara de Penacova, na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Fonte: RTP