Programa de rádio Encontros com o Património: A Cultura da Cal

891

fundo preto

Encontros com o Património 9.ª Série  projecto da Direção-Geral do Património Cultural em parceria com a TSF Rádio Notícias e com o patrocínio da Lusitania Seguros, é emitido semanalmente aos sábados entre as 12h00 e as 13h00, e reemitido no dia seguinte entre a 01h00 e as 02h00, caracterizando-se pela participação de diversos convidados que, durante 50 minutos, percorrem os aspectos mais significativos ou singulares do tema proposto.

Próximo programa:

21 de maio – A Cultura da Cal

A cal é um material tradicional, regional, acessível e de fácil aplicação, que constituiu, durante séculos, um dos elementos de construção mais usados no nosso país – sobretudo no Sul, onde a abundância de mármores facilitou a exploração de fornos de cal. Utilizada em rebocos, caiações ou revestimentos decorativos – esgrafitos, decorações em massa, fingidos, marmoreados, pintura mural, escaiola, entre outros – ou aplicada simplesmente como camada de protecção e apresentação do edifício, a cal confere à construção mais singela uma luminosidade e transparência impossíveis de obter com outros materiais.
Hoje largamente substituída pelas argamassas de cimento e pelas tintas industriais, a cal perdeu muito do seu protagonismo na construção, mas continua a ser um factor distintivo para a conservação de edifícios históricos e uma das marcas identitárias da arquitectura mediterrânica. Das propriedades, constituição e características deste material ancestral se fala no próximo programa dos “Encontros com o Património”, em conversa entre Manuel Vilas Boas com Rosário Veiga, Marluci Menezes, Marta Rodigues dos Santos e Ana Velosa.

Siga-nos