CÁVADO Município de Barcelos identifica “santuário rupestre” entre Aldreu e Palme

1018

O Gabinete de Arqueologia e Património Histórico e Cultural do município de Barcelos identificou o que “parece constituir um grande santuário rupestre” no Monte de São Gonçalo, entre as freguesias de Palme e Aldreu, informou, esta quinta-feira, fonte camarária.

Em comunicado, a câmara refere que já foram identificadas cerca de três dezenas de rochas com gravuras que datam desde há cinco mil anos (Calcolítico até à idade do Bronze). As gravuras estão distribuídas pela encosta noroeste do Monte de São Gonçalo, entre as freguesias de Palme e de Aldreu.

“O conjunto parece constituir um grande santuário rupestre, um dos maiores do norte de Portugal”, sublinha o comunicado.

Aquelas gravuras já tinham sido referenciadas ao município, em 2012, pelo arqueólogo Tarcísio Maciel, do Grupo de Estudos de Neiva (GEN). Depois foram objeto de investigação no âmbito dos trabalhos de prospeção arqueológica realizados para a Carta Arqueológica Municipal.

“Após as primeiras rochas terem sido identificadas em 2012, foram descobertas outras gravuras de valor inestimável distribuídas pelas diferentes plataformas do monte”, lê-se ainda no comunicado.

O município de Barcelos tem já prevista a criação, nos próximos meses, de um percurso arqueológico pelo Monte de São Gonçalo, promovendo as principais rochas gravadas.

Fonte: O Minho

Siga-nos