Inaugurado Centro Interativo da Cultura Judaica – Casa da Inquisição

casa_inquisicao

O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, inaugurou o Centro Interativo da Cultura Judaica – Casa da Inquisição (CICJ), na antiga Casa da Inquisição, em Monsaraz.

O CICJ tem como principal objetivo dar a conhecer a memória judaica, homenagear os 80 habitantes de Monsaraz processados pela Inquisição, assim como, descrever a judiaria da vila, tratando-se da primeira obra concluída no âmbito da implementação das “Rotas de Sefarad”, projeto que contempla intervenções físicas, e museológicas, em 18 sítios localizados de norte a sul do território nacional.

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) é a entidade nacional designada como Operador do Programa “PT 08 – Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural”, o qual integra o projeto “Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas”, sendo a Rede de Judiarias de Portugal o  operador do projeto.

A inauguração da primeira obra vem materializar o projeto que a DRCC acompanha desde 2013, e cujo prazo de execução se prolonga até abril de 2017. Em breve novos espaços serão concluídos. É o caso do Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, em Alenquer, do Centro de Diálogo Interculturas de Leiria, ou do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita, em Bragança, entre outros. Além das obras em curso está a ser desenvolvido um plano de sinalética para aplicação nos municípios envolvidos no projeto.

Fonte: OJE