Vestígios de primitivas construções detetadas no interior do castelo de Sortelha

595

 

Escavações arqueológicas realizadas no interior do castelo de Sortelha, no concelho do Sabugal, revelaram a existência de primitivas construções, com destaque para um edifício central que terá sido utilizado entre os séculos XV e XVIII.

Segundo Marcos Osório, do Gabinete de Arqueologia do Município do Sabugal, os principais resultados das escavações realizadas no âmbito do projeto de implementação de iluminação cénica no interior do castelo «permitiram detetar a existência das paredes de um edifício central, adossado à muralha, com a dimensão de 6×5 metros, ao qual encostavam dois outros de menores dimensões lateralmente».

«As paredes foram reforçadas quando sofreu remodelações e ganhou um piso superior, sendo as marcas da parede do castelo, possivelmente, testemunhos desse piso superior. Por isso, agora consideramos que a datação de utilização deste edifício poderá oscilar entre o final do século XV e século XVIII, com uma forte utilização especialmente no século XVII», explicou o arqueólogo à agência Lusa.

Fonte: Diário Digital / Lusa