Governo contra fusão da direção dos Arquivos e do Livro e das Bibliotecas

luis_castro_menes

O ministro da Cultura discorda com a junção da Direção-Geral dos Arquivos, com a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, modelo decidido pelo anterior Governo, mas não há meios para a reverter.

“O que eu digo é que o modelo que foi feito pelo anterior Governo, de fundir o livro, os arquivos e as bibliotecas, não é um bom modelo, como aliás os diretores estão de acordo comigo”, afirmou Castro Mendes.

O governante, que falava em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, à margem comemorações dos dez anos do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional – Geoparque Mundial da UNESCO, explicou que essa discordância nada tem a ver com as pessoas que trabalham na atual Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que resultou da fusão das duas anteriores direções-gerais.

Segundo o ministro, a situação só não é revertida, porque, neste momento, não existem os meios financeiros, logísticos e funcionais para o fazer: “Mas, pensamos e nisso estamos de acordo com os dirigentes, que não foi uma boa opção e que um dia terá de ser revertida”.

Fonte: TSF