Autorretrato de Dürer está em Lisboa. Já visitou?

durer

A exposição do autorretrato do artista alemão Albrecht Dürer (1471-1528), cedido pelo Museu do Prado, em Madrid, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, foi prolongada até 28 de setembro.

A pintura encontra-se em Lisboa desde maio, em troca pela cedência do tríptico ‘Tentações de Santo Antão’, da coleção portuguesa, para a grande exposição dedicada a Hieronymus Bosch (1450-1516) patente no Prado, que também foi prolongada até 25 de setembro.

O autorretrato de Albrecht Dürer – obra em óleo sobre madeira criada em 1498 – é uma das mais destacadas imagens do artista, conhecido por deixar um importante conjunto de autorretratos.

Nascido em Nuremberga, em 1471, Albrecht Dürer (na foto) era filho de um ourives de origem húngara e os seus retratos a óleo encontram-se dispersos por museus como o Louvre de Paris, de 1493, e a Alte Pinakothek de Munique, datado de 1500.

Nesta obra, patente no MNAA desde 18 de maio, Dürer representou-se aos 27 anos de idade, em pose elegante a três quartos, ligeiramente apoiado no parapeito de uma janela aberta sobre um vale, recortado no sopé de uma cordilheira de cumes nevados.