Paulo Mendes da Rocha distinguido com Prémio Imperial do Japão

paulo_mendes_rocua

O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha foi agraciado com o Prémio Imperial do Japão, meses depois de receber o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza pelo conjunto da sua obra.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o prémio é dividido em cinco categorias: pintura, arquitetura, escultura, música e teatro/cinema.

Com Mendes da Rocha, foram agraciados também o cineasta norte-americano Martin Scorsese, a artista norte-americana Cindy Sherman, a escultora francesa Annette Message e o violinista letão Gidon Kremer.

A entrega do prémio acontecerá em Tóquio a 18 de outubro e cada premiado receberá 15 milhões de ienes (cerca de 130 mil euros) e uma medalha, que será entregue pelo príncipe Hitachi.

O arquiteto brasileiro, de 87 anos, deve ser representado na premiação pelo filho, o também arquiteto Pedro Mendes da Rocha.