Museu da Marioneta mudou de casa e espera por si na inauguração

teatro_marionetas

O Museu das Marionetas do Porto inaugurado a 3 de Fevereiro de 2013 na Rua das Flores, irá mudar de instalações, na sequência da venda do imóvel, alugado pela companhia em 2002 e no qual foram feitas obras profundas, com projeto do arquiteto José Gigante.

O novo espaço situado na Rua de Belomonte nº 61, junto à sede da Companhia, o Teatro de Belomonte, irá permitir que o Museu continue no Centro Histórico da Cidade, mantendo a sua forte relação com a população local e com o turismo.

Além do novo espaço, o Museu terá um polo em Campanhã, na Quinta da Bonjóia, com exposição permanente e programa com forte carácter social.

A Câmara Municipal do Porto reconhecendo o valor deste projeto para a cidade, apoiou o Teatro de Marionetas do Porto, nomeadamente cedendo o espaço em Campanhã onde irá ser um polo das Marionetas do Porto fora do centro da cidade.

Outra parceria importante nesta mudança é a do IEFP, que cedeu à companhia um armazém no qual será guardado o espólio.

A abertura do novo espaço do Museu das Marionetas do Porto está marcada para o dia 29 de Setembro, data que assinala o início da atividade da companhia (29 de Setembro de 1989), que nessa data estreou Capuchinho vermelho de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) no Festival Mondial de Théâtres de Marionettes de  Charleville Mézières.

Isabel Barros
Museu da Marioneta