Novo museu de Lisboa custou 20 milhões

maat

Alguns dizem que é uma onda outros uma nave espacial, mas é, obviamente, um museu”, afirma Miguel Coutinho, diretor-geral da Fundação EDP, a entidade que financiou – com “cerca de 20 milhões de euros” – a construção do novo espaço museológico de Lisboa. O MAAT, ou Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, fica mesmo ao lado do Museu de Eletricidade e foi projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete, de 60 anos, para se confundir com o ambiente circundante. A criadora – habitualmente aplaudida pela construção de formas orgânicas – usou placas de cerâmica para a fachada (para que refletissem a luz do sol e do rio) e fez com que portas e janelas se tornassem quase invisíveis. Ao CM, Miguel Coutinho explica que todo o museu foi pensado para estreitar a relação dos lisboetas com o Tejo.

Com inauguração marcada para quarta-feira, todas as atividades terão entrada livre, dividindo-se o programa em duas partes: do meio-dia às seis serão inauguradas três exposições; entre as seis e a meia-noite haverá música. Com a atuação, entre outros, de Carminho e Dead Combo.

Fonte: CMJ