Câmara de Famalicão reedita Prémio de Arquitectura Januário Godinho no próximo ano

 

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai re-editar, no próximo ano, o Prémio de Arquitectura Januário Godinho. O anúncio foi feito durante a sessão de abertura do colóquio ‘Marcas de Modernidade’, que ontem decorreu na sala de reuniões da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O prémio constitui, no entender do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, uma homenagem a um dos maiores arquitectos da actualidade. “Januário Godinho está ligado a uma intervenção arquitectónica interessante no concelho. Além dos Paços do Concelho há muitos outros edifícios, sobretudo em Requião e Louro. É um autor que tem um peso grande na arquitectura contemporânea do concelho. É um exemplo do que de melhor temos”, afirmou Paulo Cunha.

(…)

O prémio tem carácter bi-anual e atribui uma compensação de sete mil euros (dois mil para o promotor ou promotores do projecto, e cinco mil para os projectistas).
Os trabalhos serão avaliados por um júri composto por representantes de várias entidades.
O prazo de entrega de candidaturas termina a 11 de Junho do próximo ano, sendo que os resultados são conhecidos na primeira semana de Outubro.
Sobre o encontro, Paulo Cunha revelou que “a melhor forma de valorizar o património é conhecê-lo e que vai servir “para trazer dimensão crítica” ao que é necessário fazer no futuro, em termos de arquitectura.

(…)

Fonte: Correio da Manhã

Artigo completo (+)