Tomar prepara um novo museu

tabuleiros

O executivo municipal de Tomar aprovou, por unanimidade, a proposta do vereador Rui Serrano (PS) – que renunciou em Agosto passado aos pelouros por não se rever na práticas do executivo liderado por Anabela Freitas (PS) – para a criação de um Núcleo Museológico da Festa dos Tabuleiros na Casa Vieira Guimarães. A proposta inicial era para a criação de um museu, entretanto alterada para núcleo museológico.

A proposta de Serrano defende que se crie uma equipa interna do município que avance, assim que possível, junto da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) com o registo da Festa dos Tabuleiros no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. “A Festa dos Tabuleiros é marca e pilar da identidade e carácter da comunidade tomarense; elemento singular pela notável e verdadeiramente excepcional capacidade de congregar e unificar; património de reconhecido valor cultural, com uma surpreendente inteligência para permanecer renovando-se, é também uma importante marca nacional do povo português, que aqui acorre, como se a ela pertencesse”, afirmou Serrano.

Fonte: O Mirante