Fundão quer Bombo a Património

bombo

A Câmara do Fundão anunciou que está a ser realizado o trabalho para que o bombo, instrumento musical de percussão, venha a ser classificado como Património Imaterial Nacional e, posteriormente, na UNESCO.

“Estamos a fazer o inventário das componentes ligadas à cultura do bombo para depois avançarmos com a classificação do bombo a Património Imaterial Nacional. Feito esse trabalho e capacitando-nos em termos de rede, poderemos depois olhar para o que são outros modelos de classificação a nível internacional, nomeadamente no que são as linhas de valorização e reconhecimento do Património Imaterial da UNESCO”, afirmou o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

(…)

A iniciativa reunirá diversos responsáveis, investigadores, historiadores, etnomusicólogos e músicos, e deverá contribuir não só para um melhor conhecimento e valorização desta cultura musical, mas também para “cimentar” o que possa vir a ser fundamentação das candidaturas que estão na calha.

(…)

Entre os exemplos apontados está a criação da Casa do Bombo, na freguesia de Lavacolhos, estrutura museológica que integra a Rede de Casas Temáticas do Fundão e que foi recentemente requalificada, a nível físico e de conteúdos.

“Será um espaço de memória, mas também um espaço vivo e de partilha de saberes, pelo que terá uma componente dedicada ao que é a construção dos bombos e dos pífaros, bem como um espaço que poderá acolher oficinas de formação”, sublinhou a vereador da Cultura, Alcina Cerdeira.

Com um investimento de cerca de 43 mil euros, cofinanciado pela Rede das Aldeias de Xisto, o resultado desta requalificação será dado a conhecer numa cerimónia a realizar no dia 25, às 18:00, que também marca a abertura oficial do 2.º Congresso do Bombo.

Fonte: Diário Digital

Artigo completo (+)