Josefa de Óbidos chegou ao Louvre

905

josefa_obidos

 

“Um quadro da Josefa de Óbidos vai integrar as coleções permanentes do Museu do Louvre”, disse à agência Lusa o galerista Philippe Mendes, que doou a tela Maria Madalena confortada pelos Anjos ao museu. “É um evento importante para a cultura portuguesa e, para a assinalar, festejar e dar eco a este evento, decidimos, aqui na galeria, preparar uma exposição sobre a cerâmica portuguesa do século XVII”.

Esta quinta-feira, o quadro Maria Madalena confortada pelos Anjos, de Josefa de Óbidos (1630-1684), terá sido afixado numa das salas do Louvre, ao lado de uma natureza morta do pai da artista, Baltazar Gomes Figueira (1604-1674), depois de Philippe Mendes ter arrematado, no ano passado, a tela da pintora portuguesa num leilão da Sotheby’s, em Nova Iorque, para a doar ao museu francês.

Afinal, esse é “o século de Josefa de Óbidos”, prosseguiu Philippe Mendes, sublinhando que a pintura e a faiança portuguesa do século XVII “são completamente desconhecidos fora de Portugal”.

A exposição, patente até 30 de janeiro, tem por nome Un siècle en blanc et bleu – Les arts du feu dans le Portugal du XVIIe siècle(Um século a branco e azul – As artes do fogo em Portugal no século XVII) e é uma parceria entre Philippe Mendes, proprietário da Galeria Mendes, e Mário Roque, da galeria São Roque, em Lisboa, pretendendo mostrar um pouco da “alma portuguesa”.

Fonte: DN

Artigo completo (+)

Siga-nos