Museu Nacional de Arte Antiga quer comprar um outro quadro e precisa da sua ajuda!

campanha_todos_mecenas_mnaa

Um pequeno retrato oitocentista de Frei Fonseca Évora, pintado sobre marfim, é a obra que o Museu de Arte Antiga, em Lisboa, pretende adquirir, por 10 mil euros, através de uma nova campanha pública de donativos.

A miniatura foi apresentada pelo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), António Filipe Pimentel, que destacou “a qualidade da obra, e a relevância da figura retratada”, na história da diplomacia e da cultura portuguesas.

O retratado, Frei José Maria da Fonseca Évora (1690-1752), nascido no Porto, foi um destacado franciscano do seu tempo, embaixador de Portugal no Vaticano, agente artístico, colecionador, mecenas e bispo da cidade natal.

A obra surgiu à venda no mercado internacional e foi adquirida por um particular que propôs, por seu turno, vendê-la ao MNAA.

De acordo com o museu, a campanha pública de angariação para a compra do quadro prolonga-se até 30 de maio de 2017, podendo os contributos serem feitos em dinheiro, no museu, ou por transferência bancária.

(…)

Frei Fonseca Évora foi uma das mais prestigiadas figuras da cultura portuguesa no reinado de D. João V, salientou Teresa Leonor Vale, conservadora do museu, recordando que foi para Roma em 1712, ano em que acompanhou o marquês de Fontes na embaixada do Rei de Portugal ao papa Clemente XI.

Acabou por tornar-se um interlocutor privilegiado no processo de aquisição de obras de arte para a corte portuguesa, nomeadamente na encomenda do conjunto escultórico destinado à Real Basílica de Mafra.

Em Roma, no convento de Santa Maria de Aracoreli, mandou construir a chamada Biblioteca Eborense, onde surge retratado nesta pintura em marfim, vestindo o hábito franciscano.

Fonte: DN

Artigo completo (+)

Museu Nacional de Arte Antiga (+)