Isabel Mota eleita presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

972

isabel_mota

A administradora Isabel Mota foi esta quarta-feira eleita presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa. De acordo com um comunicado da fundação, a nova presidente “foi eleita por voto secreto, depois de ter aceitado apresentar-se à votação do conselho, por solicitação unânime dos seus colegas”.

Isabel Mota, de 65 anos, sucede no cargo a Artur Santos Silva, que foi nomeado em dezembro de 2011 e assumiu o lugar em maio de 2012. De acordo com a política interna da Gulbenkian, Santos Silva, de 75 anos, não pode ser reconduzido.

Licenciada em Finanças pela Universidade de Lisboa, Isabel Mota teve também participação ativa na vida política portuguesa. Foi Secretária de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional nos XI e XII Governos Constitucionais (com Cavaco Silva como primeiro-ministro) e teve responsabilidade nas negociações com a União Europeia dos Fundos Estruturais e de Coesão para Portugal entre 1987 e 1995. A 8 de março de 2005 foi feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a 2 de fevereiro de 2006 foi elevada a Grã-Cruz da mesma Ordem. Deverá assumir o novo cargo a 3 de maio de 2017.

Fonte: CM

Siga-nos