Doação do Acervo do Arquiteto Alfredo Matos Ferreira à Fundação Marques da Silva

830

Print

No próximo dia 20 de dezembro vai ser formalizada a doação do arquivo do Arquiteto Alfredo Matos Ferreira à Fundação Marques da Silva, através da assinatura do contrato entre a FIMS, representada pela sua Presidente, Prof.ª Doutora Maria de Fátima Marinho, e os herdeiros de Alfredo Matos Ferreira. A sessão contará com intervenções dos Arquitetos Álvaro Siza, António Menéres, Sergio Fernandez, do Dr. Mário Brochado Coelho e da neta, a designer Joana Matos Ferreira de Sá.

 

Alfredo Matos Ferreira (1928-2015), filho de pai médico e mãe pintora, nasceu em Lisboa, mas as suas raízes, por motivos familiares, estão profundamente mergulhadas em Trás-os-Montes, circunstância que decididamente o orienta como pessoa, e lhe marca emoções e afectos, convicções e valores de vida (in Manuel Mendes, “Alfredo Matos Ferreira, artista de ‘sexto sentido’ “). Arquiteto formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, foi colega de Alberto Neves, António Menéres, Álvaro Siza, Luís Botelho Dias e Joaquim Sampaio, os amigos da “sala 35” da Praça da Liberdade. Colaborou com Arménio Losa entre 1971 e 1972, foi sócio de Fernando Távora no exercício profissional entre 1972 e 1982. O seu percurso arquitetónico estendeu-se por mais de 50 anos. É autor de obra importante, mas pouco conhecida, no quadro da produção arquitetónica portuguesa da segunda metade do século XX. No seu arquivo reúne-se acervo patrimonial-artístico de assinalável valor documental de uma época, duma geração e, mais particularmente, do seu exercício de arquiteto: desenho, modelo, fotografia, filme.

 

A assinalar o momento, proceder-se-á ainda à abertura da instalação-exposição “Terra d´Alva”, primeiro módulo de uma série de ações a partir da obra e da figura de Alfredo Matos Ferreira. Ficará patente ao público na Casa-Atelier José Marques da Silva até 13 de fevereiro de 2017, data em que será lançado o livro Memória.

A sessão inicia-se às 18:00 e decorre na Casa-Atelier José Marques da Silva, na Praça Marquês de Pombal, nº 44. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Siga-nos